A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, tem investido no fortalecimento do setor de games como uma das frentes estratégicas para impulsionar o desenvolvimento econômico, a inovação e a geração de renda na capital. O setor de games movimenta quase R$ 1 bilhão por ano só na cidade de São Paulo e o município concentra mais de 35% dos desenvolvedores de games do país.
Gamescom Latam
A Gamescom Latam, versão latino-americana do Gamescom, é um evento que reúne as maiores empresas e nomes da indústria de jogos, além de desenvolvedores, influenciadores e fãs. O estande da Prefeitura de São Paulo contará com empresas que já passaram pelo Sampa Games, programa de aceleração da Ade Sampa, e terá uma área de playtests com apresentação dos jogos desenvolvidos por acelerados do Sampa Games.
Sampa Games
O Sampa Games está com as inscrições abertas para a quarta edição do programa de aceleração. Com o objetivo de estimular o fortalecimento do setor, será oferecido um aporte financeiro de R$ 50 mil para até 25 negócios que forem selecionados por seis meses. Além do aporte financeiro, o programa também oferece mentorias especializadas, assessorias individuais, oficinas de capacitação, encontros de interatividade e conexão, possibilidade de participação em eventos nacionais e internacionais e ampliação da rede de contatos.
Importância do Setor de Games
O setor de games é uma indústria em expansão na cidade de São Paulo, com mais de 600 mil trabalhadores na área e mais de 167 estúdios mapeados. A Prefeitura de São Paulo reconhece o potencial transformador da indústria de jogos eletrônicos e tem investido em ações para fortalecer o setor e promover o desenvolvimento econômico.
Ade Sampa
A Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) promove políticas públicas que contribuem para a redução de desigualdades econômicas, aumentando a competitividade e fomentando a geração de emprego e renda na cidade de São Paulo. A Agência oferece pré-aceleração e aceleração de negócios, atendimento personalizado para microempreendedores, especialmente das periferias, suporte às cadeias produtivas rurais e têxteis, capacitações empreendedoras, infraestrutura para espaços de trabalho colaborativo gratuitos, estúdios para gravações de podcasts e videocasts, além de orientações para obtenção de linhas de microcrédito, viabilizando o desenvolvimento econômico sustentável no município.